segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

ESTADO, NAÇÃO, TERRITÓRIO E PAÍS


ESTADO, NAÇÃO, TERRITÓRIO E PAÍS
Estado, nação, território e pais são conceitos-chave da Geografia. Embora às vezes sejam usadas como sinônimos, cada um desses termos alude a conceitos distintos, muito importantes para entender o mundo atual.0 MAPA DO MUNDOO atual mapa do mundo representa um momento da geopolítica internacional, resultado das complexas relações históricas entre território, Estado e nação. O mapa não é algo Imutável, pois a qualquer momento  podem surgir novos países e outros podem ser Extintos ou reorganizados.Diversos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia  política sobre um território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão do território por outros países, e essa luta por autonomia pode levar à criação de novos países.
O ESTADO  O Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. Fazem parte do Estado as instituições políticas e administrativas, encarregadas de produzir as leis (poder legislativo), colocá-las em prática (poder executivo) e empreender a justiça (poder judiciário).
Além disso, o Estado precisa contar com forças armadas, responsáveis pela defesa do território e pela ordem interna.Para ser reconhecido e respeitado entre os demais, um Estado busca sua soberania, ou seja, ter plenos poderes para instituir e  administrar as normas e leis que a sociedade deverá seguir em seu território. 
 O Estado soberano e aquele que não tem de reconhecer nenhum poder superior a ele.  Uma nação pode constituir um Estado soberano. Quando ela ocupa um território e se organiza politicamente, denomina-se Estado-nação. Na sociedade contemporânea, o Estado-nação é a forma mais difundida de organização da sociedade. Há Estados-nação que abrangem diversas nações, como o Reino Unido (que reúne as nações inglesa, galesa, escocesa e norte-irlandesa
A palavra Estado, grafada com inicial maiúscula, é uma forma organizacional cujo significado é de natureza política. É uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada.
Exemplo:
     




Grafada com inicial minúscula, a palavra estado significa a situação presente em que se encontra alguma entidade. Exemplos: estado de pobreza, estado do tempo, estado civil, estado físico etc.


A NAÇÃO

O termo nação pode ser definido como um coletivo humano com  características comuns, como a língua e a religião, Os membros dessa  coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais. 
 nações com um Estado constituído, como a Alemanha, o Japão ou Portugal, e há nações que almejam constituir-se como  Estado, mas ainda não o são, como os tibetanos na China e os curdos, espalhados entre a Turquia, o Irã, o Iraque, o Azerbaijão, a  Síria e a Armênia .  
NAÇÕES SEM ESTADO FORMADO
O que é Nação:
Nação é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma e tem os mesmos costumes, formando assim, um povo.
Uma nação se mantém unida pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.
Os elementos território, língua, religião, costumes e tradição, por si sós, não constituem o caráter de uma nação.


O TERRITÓRIO

O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce  sua soberania. O território é delimitado por fronteiras políticas, que  podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira etc., ou artificiais, traçadas sem se considerar esses elementos naturais.  
  O território de um país é formado pelo solo continental e insular,  o subsolo, o espaço aéreo e o território marítimo. 

PAÍS

Podemos definir o país como um território politicamente delimitado por fronteiras com unidade político administrativa, em  geral habitado por uma comunidade com história própria. Todo país tem um Estado constituído, que exerce soberania perante outros países, e uma Constituição. 
O Poder Legislativo tem como principal função a elaboração das leis que regulam o Estado e fiscalizar para ver se essas leis estão sendo cumpridas. No caso do Brasil função é exercida pela Câmara de Deputados e pelo Senado. O mandato dos Senadores é de 8 anos e dos Deputados Federais 4 anos, sendo também eleitos através de eleições. Mesmo no caso dos senadores as eleições também são feitas a cada quatro anos, onde são renovadas 1/3 e 2/3 da Câmara. 


No caso do Brasil o presidente ainda conta com seu conselho de ministros, assessores, secretários, entre outros. Também fazem parte do poder executivo os governadores dos estados e prefeitos da cidade. O mandato dos cargos executivos duram 4 anos, sendo eleitos pelo povo, no caso de países democráticos. As eleições são feitas a cada quatro anos.

Já o Poder Judiciário tem como papel julgar de acordo com as leis elaboradas pelo Poder Legislativo. No Brasil ele é dividido em quatro áreas jurisdicionais, entre elas, justiça comum, justiça do trabalho, justiça eleitoral e justiça militar.


FRONTEIRA POLÍTICA

Limite do território determinado por acordos políticos, ou seja, por meio de negociações amplas entre as partes envolvidas.

TERRITÓRIO MARÍTIMO

  Área de mar em que o Estado exerce sua soberania. Sua delimitação é determinada por acordos internacionais.
01. A palavra ___________, corresponde a um país soberano, politicamente organizado em um território. Qual dos termos abaixo preenche corretamente a lacuna?
02. Um(a) _____________, é formado(a) por um conjunto de pessoas que construíram costumes, tradições, histórias, formas de produzir e organizar-se em um território, conferindo-lhe identidade cultural e espacial.
03- Escreva V para verdadeiro e F para falso nas afirmações a seguir.
a) (     ) Todo país é um Estado-nação.
b)(     ) O Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente. É o    ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país.
c) (     ) O Canadá é um exemplo de um Estado sem nação.

d) (     ) Não existe nação sem território próprio
e) (     ) Na esfera municipal as leis são elaboradas pelos deputados estaduais.
f)  (     ) A constituição federal é a lei máxima de um pais.
g) (     ) O poder executivo tem a função de colocar em prática as leis.
h) (     ) Podemos afirmar que os mapas são passiveis de alteração em seu desenho.
i)  (     ) Os rios são delimitadores de fronteiras artificiais.
j)  (     )  As fronteiras terrestres são  determinadas por acordos internacionais.
4-Associe cada um dos termos aos seus respectivos conceitos.
(A) Estado (B) Nação (C) Território (D) País
     (   ) Território politicamente delimitado por fronteiras, com unidade político-administrativa, em geral, habitado por uma comunidade com história própria. Possui um Estado constituído e uma Constituição.
    (  ) Base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. Pode ser delimitado por fronteiras naturais ou artificiais; é formado pelo solo continental e insular, o subsolo, o espaço aéreo e o território marítimo.
    (   ) Coletivo humano que possui características comuns, como a língua e a religião. Seus membros estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais.
. (   ) Ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. Dele fazem parte o poder Legislativo, o poder Executivo e o poder Judiciário.país, nação, território e Estado.
5) O QUE É ESTADO?
6) QUAIS AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS QUE FAZEM PARTE DO ESTADO? E PELO QUE SÃO
RESPONSÁVEIS?
7) O QUE É ESTADO SOBERANO?
8) O QUE É ESTADO-NAÇÃO?
9) O QUE É NAÇÃO?
10) O QUE É TERRITÓRIO?
11) COMO O TERRITÓRIO É FORMADO?
12) O QUE É PAÍS?
13) TODO PAÍS TEM UM ESTADO- NAÇÃO?
14) O VOCÊ ENTENDE POR  FRONTEIRA POLÍTICA?
15) O QUE É TERRITÓRIO MARÍTIMO?




Nenhum comentário:

Postar um comentário